RESUMO DOS TEXTOS DE AMÉRICA CONTEMPORÂNEA.
Texto: Manuel Bonfim, Parasitismo e Degeneração.
Ø Tempo histórico de Manuel Bonfim
Ø Razões do atraso da América Latina
Ø Dificuldade na construção de uma sociedade liberal democrática integradora
Ø Escravidão e vida social imobilismo social
Manuel Bonfim Sergipano 1868-1932
Ø Acreditava na unificação da América Latina.
Ø Faz criticas a vinda de europeus pra a América Latina.
Ø Manuel Bonfim e Freyre têm sua importância para a América Latina.
Ø O tempo histórico é o tempo peculiar a uma sociedade. Manuel Bonfim: canudos, conselheiro, seca, fome.
Ø Darwinismo social, seleção natural das espécies.
Ø Se no setor biológico há uma concorrência logo no social também haverá uma grande concorrência nos séculos XIX e XX.
Ø Nacionalismo que leva a primeira guerra mundial.
Ø Surge a necessidade de construir de uma identidade Latino Americana.
Ø Como construir essa identidade? Porque? Para que? O nacionalismo.
Ø Comprovar sua autonomia sua independência.
Manuel bonfim aponta onde esta a culpa do atraso da América Latina.
Ø Esta no biológico ou esta no social? Esta aqui ou esta lá fora?
Ø Segundo Bonfim esta em Portugal e na Espanha que se tornaram parasitas das colônias.
Porque os italianos e alemães vieram para a América Latina?
Ø Bonfim defende a idéia de branqueamento da raça
Ø Mercado de trabalho laborioso. Vieram para o trabalho
Ø Os movimentos messiânicos são questões sociais e eles representam uma luta contra a exclusão social
Ø A continuidade do processo escravista era datada pelas idéias do darwinismo social.
Ø Para Bonfim a escravidão é uma forma de imobilismo social
Ø O positivismo francês é contra as realidades negativas cria enciclopédia para positivar essa situação.
Texto: Tereza M. Malatian: Metáfora e Nação: A identidade Latino-Americana em Manuel Bonfim.
Inquietações dos intelectuais no século XIX e XX
Ø Significado da América Latina
Ø Identidade como ponto de partida
ü Inserção no mundo internacional, reconhecimento.
ü A identidade é o ponto de partida para isso
ü A identidade está ligado ao fator etnia.
Ø Superação das barbáries.
ü Como superar a barbárie?
ü Como construir a identidade
Ø Questionar os males da crise
ü O parasitismo é todo o mal patológico para a América Latina diz Bonfim
ü Bonfim é desconsiderado devido suas idéias.
ü Seu estudo afirma que uma patologia foi herdada dos colonizadores
ü Discute uma mentalidade fraudada e que atribui a culpa a nossa sociedade
Ø Nacionalismo – desvantagem.
Visão de Manuel Bonfim em Malatian
Ø Resposta indignada contra a visão eurocêntrica
Objetivo.
Ø Subir a civilização, a educação, o progresso.
Ø Questionar os males da crise
Diagnostico
Ø Visão organicista do social
Ø Parasitismo
Ø Categoria – Conte – História
Ø Acompanha a hegemonia social
Ø Legitima o imperialismo
Responsabilidade do europeu por todo o imaginário
Ø Levar a civilização para o mundo
Ø Liberalismo com idéia fora do lugar
Ø A idéia de poder traduz o conceito de donos do poder
Ø Quem tem o conhecimento da história tem o poder.
Solução
Ø Romper com este conceito de metrópole e colônia.
Ø Instituição população
Texto: Jean Pierre Fichou: Algumas tentativas de Explicação Global
O texto trabalha o campo das idéias forças que levaram e impulsionaram os Estados Unidos para sua dimensão hoje constituída.
Ø Imperialismo, Materialismo, Patriotismo, Industrialismo, Hegemonia, Dominação, Cobiça, Fronteira, Riquezas naturais, Legitimação do intervencionismo, pragmatismo, Igualdade de oportunidade, Abundancia, Democracia, (visão ampliada da liberdade), Desconfianças, Instituições rígidas, Instrumentalismo, (rejeição a um sistema fechado), Eficácia, Essência (individualismo), Pluralismo instável (atração e repulsa), darwinismo social (lei da selva).
Ø Jhon Look é o íncone dos americanos (igualdade e propriedade)
Ø Liberal radical ligado aos princípios.
Ø Liberal conservador ligado as conjunturas.
Ø
Agrarianismo a gênese de tudo, onde tudo começou, século XVIII e XIX.
Ø Pequenos agricultores-individualismo
Ø Conservadorismo visão de Bonfim “natural”.
ü Associação da natureza e da religiosidade oposição as transformações ocasionadas pelo homem e seu processo.
Ø Tradicionalismo.
ü A divisão natural do trabalho não a divisão social
Ø Controle patriarcal.
ü Respeito ao pai ao chefe da família
Ø Ceticismo em relação ao estado.
ü Desconfianças quanto as leis, taxas e ordens vindas do Estado.
Ø Ética do trabalho.
Ø A priorização de alguns produtos agrícolas para ganhar mercado consumidor o capitalismo fala mais alto neste momento.
Ø A América Latina não pode ser pensada sem a presença dos Estados Unidos.
Ø A Revolução Francesa coloca a burguesia no poder
Ø As transições são lentas, mas são intensas, elas sempre acontecem.
Ø A pré-destinação tem um forte embasamento na coisa divina
Ø Todos esses processos ocorrem e tem seu auge no século XVIII e inicio do XX.
ü Com a revolução industrial da o inicio ao processo de urbanização das cidades e atração do homem aos centros urbanos, êxodo rural.
Ø O que incomodava Bonfim era a indiferença, a étnica, a inferioridade que é imposta a América Latina perante os nortes americanos e os europeus.
Ø Como a sociedade vai pensar isso a partir dessa critica como ela vai construir sua identidade?
Ø A identidade nacional serve para auto-afirmação, reconhecimento, quem é nosso povo, qual sua base, sua formação, qual sua origem?
Ø Negar a coisa eurocêntrica, a coisa note americana.
Ø No caso de Fichou ela avaliou uma sociedade com uma identidade já construída e com uma visão pragmática e dominadora.
Ø Toqueville afirma que a democracia americana é o espelho de tudo, é o exemplo para o mundo.
(Lucimar Simon)
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