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domingo, 7 de agosto de 2011

Texto: RESUMO DOS TEXTOS DE AMÉRICA CONTEMPORÂNEA.


RESUMO DOS TEXTOS DE AMÉRICA CONTEMPORÂNEA.

Texto: Manuel Bonfim, Parasitismo e Degeneração.

Ø  Tempo histórico de Manuel Bonfim
Ø  Razões do atraso da América Latina
Ø  Dificuldade na construção de uma sociedade liberal democrática integradora
Ø  Escravidão e vida social imobilismo social

Manuel Bonfim Sergipano 1868-1932

Ø  Acreditava na unificação da América Latina.
Ø  Faz criticas a vinda de europeus pra a América Latina.
Ø  Manuel Bonfim e Freyre têm sua importância para a América Latina.
Ø  O tempo histórico é o tempo peculiar a uma sociedade. Manuel Bonfim: canudos, conselheiro, seca, fome.
Ø  Darwinismo social, seleção natural das espécies.
Ø  Se no setor biológico há uma concorrência logo no social também haverá uma grande concorrência nos séculos XIX e XX.
Ø  Nacionalismo que leva a primeira guerra mundial.
Ø  Surge a necessidade de construir de uma identidade Latino Americana.
Ø  Como construir essa identidade? Porque? Para que? O nacionalismo.
Ø  Comprovar sua autonomia sua independência.

Manuel bonfim aponta onde esta a culpa do atraso da América Latina.

Ø  Esta no biológico ou esta no social? Esta aqui ou esta lá fora?
Ø  Segundo Bonfim esta em Portugal e na Espanha que se tornaram parasitas das colônias.

Porque os italianos e alemães vieram para a América Latina?

Ø  Bonfim defende a idéia de branqueamento da raça
Ø  Mercado de trabalho laborioso. Vieram para o trabalho
Ø  Os movimentos messiânicos são questões sociais e eles representam uma luta contra a exclusão social
Ø  A continuidade do processo escravista era datada pelas idéias do darwinismo social.
Ø  Para Bonfim a escravidão é uma forma de imobilismo social
Ø  O positivismo francês é contra as realidades negativas cria enciclopédia para positivar essa situação.

Texto: Tereza M. Malatian: Metáfora e Nação: A identidade Latino-Americana em Manuel Bonfim.

Inquietações dos intelectuais no século XIX e XX

Ø  Significado da América Latina
Ø  Identidade como ponto de partida
ü  Inserção no mundo internacional, reconhecimento.
ü  A identidade é o ponto de partida para isso
ü  A identidade está ligado ao fator etnia.
Ø  Superação das barbáries.
ü  Como superar a barbárie?
ü  Como construir a identidade
Ø  Questionar os males da crise
ü  O parasitismo é todo o mal patológico para a América Latina diz Bonfim
ü  Bonfim é desconsiderado devido suas idéias.
ü  Seu estudo afirma que uma patologia foi herdada dos colonizadores
ü  Discute uma mentalidade fraudada e que atribui a culpa a nossa sociedade
Ø  Nacionalismo – desvantagem.

Visão de Manuel Bonfim em Malatian

Ø  Resposta indignada contra a visão eurocêntrica

Objetivo.

Ø  Subir a civilização, a educação, o progresso.
Ø   Questionar os males da crise

Diagnostico

Ø  Visão organicista do social
Ø  Parasitismo
Ø  Categoria – Conte – História
Ø  Acompanha a hegemonia social
Ø  Legitima o imperialismo

Responsabilidade do europeu por todo o imaginário

Ø  Levar a civilização para o mundo
Ø  Liberalismo com idéia fora do lugar
Ø  A idéia de poder traduz o conceito de donos do poder
Ø  Quem tem o conhecimento da história tem o poder.

Solução

Ø  Romper com este conceito de metrópole e colônia.
Ø  Instituição população


Texto: Jean Pierre Fichou: Algumas tentativas de Explicação Global

O texto trabalha o campo das idéias forças que levaram e impulsionaram os Estados Unidos para sua dimensão hoje constituída.
Ø  Imperialismo, Materialismo, Patriotismo, Industrialismo, Hegemonia, Dominação, Cobiça, Fronteira, Riquezas naturais, Legitimação do intervencionismo, pragmatismo, Igualdade de oportunidade, Abundancia, Democracia, (visão ampliada da liberdade), Desconfianças, Instituições rígidas, Instrumentalismo, (rejeição a um sistema fechado), Eficácia, Essência (individualismo), Pluralismo instável (atração e repulsa), darwinismo social (lei da selva).
Ø  Jhon Look é o íncone dos americanos (igualdade e propriedade)
Ø  Liberal radical ligado aos princípios.
Ø  Liberal conservador ligado as conjunturas.
Ø   

Agrarianismo a gênese de tudo, onde tudo começou, século XVIII e XIX.

Ø  Pequenos agricultores-individualismo
Ø  Conservadorismo visão de Bonfim “natural”.
ü  Associação da natureza e da religiosidade oposição as transformações ocasionadas pelo homem e seu processo.
Ø  Tradicionalismo.
ü  A divisão natural do trabalho não a divisão social
Ø  Controle patriarcal.
ü  Respeito ao pai ao chefe da família
Ø  Ceticismo em relação ao estado.
ü  Desconfianças quanto as leis, taxas e ordens vindas do Estado.
Ø  Ética do trabalho.
Ø  A priorização de alguns produtos agrícolas para ganhar mercado consumidor o capitalismo fala mais alto neste momento.
Ø  A América Latina não pode ser pensada sem a presença dos Estados Unidos.
Ø  A Revolução Francesa coloca a burguesia no poder
Ø  As transições são lentas, mas são intensas, elas sempre acontecem.
Ø  A pré-destinação tem um forte embasamento na coisa divina
Ø  Todos esses processos ocorrem e tem seu auge no século XVIII e inicio do XX.
ü  Com a revolução industrial da o inicio ao processo de urbanização das cidades e atração do homem aos centros urbanos, êxodo rural.
Ø  O que incomodava Bonfim era a indiferença, a étnica, a inferioridade que é imposta a América Latina perante os nortes americanos e os europeus.
Ø  Como a sociedade vai pensar isso a partir dessa critica como ela vai construir sua identidade?
Ø  A identidade nacional serve para auto-afirmação, reconhecimento, quem é nosso povo, qual sua base, sua formação, qual sua origem?
Ø  Negar a coisa eurocêntrica, a coisa note americana.
Ø  No caso de Fichou ela avaliou uma sociedade com uma identidade já construída e com uma visão pragmática e dominadora. 
Ø  Toqueville afirma que a democracia americana é o espelho de tudo, é o exemplo para o mundo.

(Lucimar Simon)

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