Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Texto: ANARQUISMO

ANARQUISMO

Eliminação do Estado imediata, sem ditadura do proletariado. Sociedade deveria ser organizada em comunidades voltadas para o auto-abastecimento e a troca sem fins lucrativos. Criticava a democracia burguesa, o sufrágio universal rejeitava a participação política e boicotaram as urnas. Profetizaram o fracasso do comunismo de Estado e denunciaram o autoritarismo presente em Marx. Proudhon - "propriedade é um roubo", "Deus é o Mal”. Propõe comunas populares como base de toda a associação humana, portanto refuta tanto o nacionalismo como o internacionalismo.

Kropotkin – alcançar anarquismo por meios pacíficos. Bakunin – idem por meios violentos.

Uso do terrorismo. "A pátria, velha superstição que serve tão bem para manter os exércitos sanguinários e as polpudas negociatas; a religião, secular mentira que faz do homem um instrumento servil dos padres e dos ricos; a propriedade, instituição baseada na violência e na astúcia e que se faz passar por originalmente divindade eterna, enquanto não passa de um mero fruto de roubo". (Luigi Molinari)

primeira internacional 1864 – idéia do internacionalismo operário. Rivalidade entre socialistas que defendiam revolução para estado fortes e anarquistas que rejeitavam a idéia de Estado. A II internacional 1889 - ligada à expansão do partido social democrata alemão, que defendia a transição pacífica para o socialismo, por meio do voto e não da revolução. A III internacional 1919 Moscou fortalecida pela revolução russa e Lênin deu origem aos partidos comunistas em todo o mundo, a internacional comunista que se separou da social democracia que deu origem à internacional socialista.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário: