Páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

Texto: FALANDO POR MIM

ESCOLA ORAL E AUDITIVA DO ESPÍRITO SANTO
CURSO BASICO EM LIBRAS
PROFESSORES: MARCIO E MARCELO
ALUNO: LUCIMAR SIMON

ANÁLISE DO FILME

“FILHOS DO SILENCIO”


FALANDO POR MIM

Com certeza, não existia preconceito dentro de mim sobre os surdos e sua língua de sinais, mas após ter iniciado o curso de libras, confesso ter me apaixonado pela língua e estou muito interessado em “invadir este universo” e ampliar meus conhecimentos sobre as comunidades surdas e seus tantos fatores agregados de valores simbólicos e conceituais. Por anos, muitos têm avaliado de forma depreciativa o conhecimento pessoal dos surdos. Alguns acham que os surdos não sabem praticamente nada, porque não ouvem nada. Há pais que super protegem seus filhos surdos ou temem integrá-los no mundo dos ouvintes ou mesmo no mundo dos surdos. Outros encaram a língua de sinais como primitiva, ou inferior, à língua falada. Não é de admirar que, com tal desconhecimento, alguns surdos se sintam oprimidos e incompreendidos. Aprender uma língua de sinais não é simplesmente aprender sinais de um dicionário. Muitos aprendem diretamente com os que usam a língua de sinais no seu dia-a-dia o surdo. Em todo o mundo, os surdos expandem seus horizontes usando uma rica língua de sinais.

O filme Filhos do Silêncio relata uma história de amor diferente que vence obstáculos e mostra que todos apesar de suas deficiências têm chances de viverem como pessoas normais. O fato de o professor de linguagem James Leeds tentar ensinar aos alunos técnicas novas de aprendizado e os terem feito sentir as vibrações da música, quebra valores adotados e mostra que a diferença e a inovação na educação ainda funciona e faz bem. Sarah Norman é uma linda jovem surda por quem James se apaixonou. Ela é de um gênio difícil por ter traumas de infância e se tornou uma pessoa amarga e triste, mostrando assim como os traumas vividos fazem das pessoas vítimas dos acontecimentos. Através da Sra. Norman, mãe de Sarah, ele toma conhecimento que ela fora molestada sexualmente quando era adolescente, o que a tornou uma pessoa amarga. Tal fato explica porque ela é tão hesitante nas tentativas em que ele procura estreitar um relacionamento.

Passado algum tempo, James consegue finalmente se aproximar de Sarah e os dois terminam se apaixonando, embora ambos tenham que aprender novas formas de melhor comunicarem seus sentimentos. Mas ao fim demonstra que o amor vence todas as barreiras: o medo, a autopiedade, a insegurança, o silêncio, as deficiências.
Fazendo uma analise pessoal do filme eu vejo que o que fica em evidencia é o estranhamento sobre a língua de sinais utilizada pelos jovens surdos para sua efetiva comunicação. Fica também evidente a resistência dos surdos à oralidade e aos implantes auditivos. As questões familiares também entram em choque, resistência, preconceitos, a não aceitação do diferente em ambos os lados (surdos e ouvintes) são evidentes e muito fortes.

Outros filmes que também retratam bem estas questões são: (COLD CASE) Arquivo Morto. No episódio de numero 514 da série Norte Americana com titulo (ANDY IN C MINOR), com exibição em 30/03/2008 nos EUA e exibição no Brasil em 05/05/2008. Este episódio em particular tem seu plano de fundo em uma escola para alunos surdos. Após novas evidências confirmarem que um adolescente surdo foi morto, a equipe tenta encontrar o corpo e o assassino do garoto surdo que desapareceu em 2006. Outro é, (Mr. Holland - Adorável Professor). Conta à história de um professor de música que é apaixonado pela sua profissão. Casa-se e após o nascimento de seu filho descobre que o mesmo é surdo e que este não poderá seguir os passos musicais do pai. Esta também é uma superação por parte da família, e principalmente pessoal do jovem surdo que consegue superar seus limites. Lindo filme, na minha opinião.

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las” Voltaire.

“Aprender várias línguas é questão de um ou dois anos; ser eloqüente na sua própria exige a metade de uma vida” Voltaire.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

Diana Carla disse...

lu você falou por você mas imagino que qualquer pessoa que ja tenha tido o minimo de contato com essa língua também identificou-se aqui!!

Infelizmente ainda existe bastante preconceito em realação aos surdos!!

E invada sim vá fundo nesse universo porque ele é realmente encantador, é realmente algo magnífico!!

bjinhus...