Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

Texto: A UNIFICAÇÃO ALEMÃ

A UNIFICAÇÃO ALEMÃ

Processo de unificação teve a liderança da Prússia e do chanceler Otto Von Bismarck. Napoleão tinha criado a Confederação do Reno e o Congresso de Viena a extinguiu e criou a Confederação Germânica – 39 estados presididos pela Áustria. Eram 39 estados de regimes autoritários que rivalizavam economicamente entre si, além dos antagonismos entre Áustria e Prússia.

ZOLLVEREIN – Porém a Prússia se desenvolveu e passou a rivalizar com a Áustria e criou a liga alfandegária em 1834 sem a Áustria. Rede ferroviária, regime político autoritário e Exército moderado, mas eficiente. Humilhação de olmutz – Áustria ameaça guerra e Prússia recua. 1862 Bismarck é nomeado chanceler unindo alta burguesia e junkers (grandes proprietários ) Guerra ducados 1864 tomou Scheswig e Holstein da Dinamarca.

Guerra austro prussiana 1866 – Guerra de sete semanas vitória Prússia em Sadowa. A França manteve-se neutra com a promessa de recompensas territoriais e a Itália ofereceu apoio. A Guerra franco-prussiana 1870 – vitória em Sedan. Napoleão III aprisionado. Fim império francês. Início do II Reich alemão e do revanchismo francês pela derrota, pois perdeu a Alsácia e a Lorena ricas regiões de minério e foi obrigada a pagar indenização de 5 bilhões de francos . Alemanha pelo Tratado de Frankfurt torna-se a maior potência continental européia ocorrendo o rompimento do equilíbrio de forças europeu uma das causas da 1a guerra mundial.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário: