Páginas

domingo, 5 de junho de 2011

Texto: O SOCIALISMO E SUAS INTERPRETAÇÕES

O SOCIALISMO E SUAS INTERPRETAÇÕES

SOCIALISMO UTÓPICO

Sociedade ideal reformando o capitalismo, minimizando a miséria, a injustiça social e a opressão. Mudança pelo convencimento, apelando para a compreensão e humanitarismo da classe dominante e produto da ação dos homens bons e de um acordo entre as classes. Transformação pacífica e progressiva, sem revolução. Robert Owen – Cooperativa Nova Harmonia em Indiana, nos EUA, mas fracassou. Retornou à Inglaterra onde estimulou as Trade Unions – pioneiro cooperativismo. Saint Simon – Religião industrial - governo dos competentes. Produtores assumiriam o controle do Estado, governando sobre os ociosos. "A cada um segundo sua capacidade, a cada capacidade segundo suas obras". Charles Fourier – Melhor distribuição da riqueza através da organização de associações corporativas de produção, os falanstérios, fazendas coletivas agro-industriais. Todos trabalhariam no que mais os agradasse, resultando em relações fraternais e em um consumo mais equilibrado. Propriedade coletiva e distribuição de riqueza Louis Blanc – oficinas nacionais - França 1848.

SOCIALISMO CIENTÍFICO

Marx e Engels – Manifesto do Partido Comunista em 1848 principais teses: determinismo econômico, materialismo histórico - história determinada pelos aspectos materiais. Infra - estrutura econômica determina a superestrutura jurídico política. Luta classes como força motriz. Mudanças fundamentais na sociedade decorreram do conflito entre classes antagônicas. No capitalismo a luta é entre burguesia e proletariado. A propriedade privada como geradora de conflitos. Mais valia como elemento fundamental da exploração capitalista. É a diferença entre o salário do trabalhador e o valor produzido pelo mesmo e que é apropriado pelos capitalistas. Desemprego leva à formação do "exército industrial de reserva”, que provoca o achatamento dos salários e a miséria do proletariado.

No capitalismo o proletariado é agente de transformação. Tensões sociais levariam á revolução socialista, com a destruição do capitalismo e a implantação do socialismo sociedade onde seria eliminada a propriedade privada, o estado controlaria os meios de produção através de uma ditadura do proletariado e em uma etapa posterior o próprio Estado desapareceria surgindo à sociedade comunista, etapa final e mais elevada do desenvolvimento humano onde haveria uma sociedade igualitária e sem classes.

DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

Socialismo cristão – resposta igreja ao marxismo – para Leão XIII Encíclica Rerum Novarum 1891. Patrões deveriam pagar salários justos e trabalhadores evitar confrontos. A igreja seria a mediadora. Condenados a luta de classes e o marxismo.
Atualização pelas encíclicas - quadragesimo anno (pio xi), mater et magistra e pacem in terris (joão xxiii) e populorum progressio e humanae vitae ( paulo vi). E concílio vaticano II entre 1962 e 1965. Na América Latina, posteriormente surgiu a teologia da libertação que se aproximou do marxismo.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário: