A GUERRA DE SECESSÃO AMERICANA E OUTRAS IMPLICAÇÕES
As guerras napoleônicas prejudicaram EUA devido à interrupção relações econômicas com os franceses. Conflitos com ingleses que dificultaram o comércio americano com a França e a Europa levaram á Segunda Guerra de Independência (1812-1814) que definiu as fronteiras entre os EUA e o Canadá inglês. A ocupação de território – Corrida para oeste e expansão para o Pacífico – tomada dos índios ou compra (1803- Lousiana - França 1819 - Flórida - Espanha; 1846-48 Guerra com México, americanos incorporam 2 milhões de km 2 - Texas, Novo México , Califórnia , Nevada, Utah e Arizona ; 1867 -,Alasca - Rússia ). Milhões de imigrantes entram no país. População 1790 – 3,9 milhões 1860 – 31,3 milhões. Conquista do Oeste - principais fatores - O crescimento demográfico com a chegada de imigrantes europeus, a necessidade de aumentar a produção de alimentos pela incorporação de novas terras e a procura de metais preciosos.
DESTINO MANIFESTO – O’sullivan 1845 – Justificou a expansão territorial - americanos predestinados a dominar todo o continente. DOUTRINA MONROE – ‘América para os americanos’.
ANTECEDENTES DA GUERRA
A escravidão e tarifas de comércio exterior – divergências entre norte e sul. Norte a favor do protecionismo alfandegário para proteger seus produtos e o e Sul era contra, pois praticava monocultura de exportação. Conquista de novas terras no Oeste despertou a cobiça de sulistas e nortistas. Nortistas não queriam trabalho escravo nas novas colônias.
CAUSA IMEDIATA DA GUERRA
A eleição de Abraham Lincoln – plataforma de fim da escravidão. Estados do sul declararam-se separados. Início guerra 1861 fim 1865. Escravidão acabou em 1865, mas permaneceu racismo – Ku Klux Klan a principal organização. Norte venceu a guerra e o capitalismo triunfou. Porém Lincoln foi assassinado por um fanático sulista.
Vitória do Norte garantiu supremacia industrial que acelerou o desenvolvimento econômico, tornando os EUA já no final do século uma potência industrial. Ferrovias de dimensão continental integram o país. Surgem grandes grupos financeiros. Crescem as cidades face ao grande fluxo migratório.
COROLÁRIO ROOSEVEL E BIG STICK (1901-1909)
A política de intervenção americana na América. Cuba – Estimula a independência de Cuba, colônia espanhola em 1898 e tornam o país área de influência com direito de intervenção inserido na Constituição cubana – Emenda Platt. Panamá – controle do canal da Nicarágua – invasão, morte de Sandino e República Dominicana.
(Lucimar Simon)
Nenhum comentário:
Postar um comentário