Páginas

domingo, 17 de abril de 2011

Texto: DISCUTINDO A REVOLUÇÃO FRANCESA

DISCUTINDO A REVOLUÇÃO FRANCESA

ANTECEDENTES – déficit público despesas com luxo na corte e guerras, rei não prestava contas, pois permanecia o despotismo, burocracia, país agrário com agricultura improdutiva, semi-feudal, barreiras feudais, indústria incipiente. Parlamento Estado Gerais – Primeiro Estado clero bispos pertencia à nobreza, baixo clero pobre. Segundo Estado – 350.000 nobres com tribunais próprios e isenções. Nobreza palaciana, de toga e de província. Terceiro Estado – 25 milhões, 18 milhões no campo com 4 milhões de servos. Primeiro e Segundo estados com privilégios e isenções. Impostos só sobre o Terceiro Estado.

CAUSAS – absolutismo, déficits, guerras (Sucessão Austríaca, 7 anos, Independência EUA); fortalecimento burguesia, permanência mercantilismo, privilégios, impostos cobrados por particulares, corvéia real, base ideológica representada pelo iluminismo .
REFORMAS – Turgot – fim das corporações e corvéia real. Necker – prestação de contas ao rei. Calone – Tratado com Inglaterra – Methuen francês. Assembléia dos Notáveis 1787 que se recusam ao fim dos privilégios. Briene. Necker – A Convocação Estados Gerais em maio de 1789 (não convocados desde 1614). Rei não quer mudanças e cada Estado tinha direito a apenas um voto, porém número de deputados era desigual. 1° Estado (291), Segundo (270 ) e Terceiro (578) . Terceiro Estado exige o voto individual, mas é recusado o pedido.

PRIMEIRA FASE: Terceiro Estado reúne-se em separado em Assembléia Geral – juramento do Jogo de Pela. Forma-se assembléia constituinte com adesão dos outros 2 estados. Comuna Paris, Tomada da Bastilha símbolo absolutismo, participação do povo, os sans-culottes. Grande Medo dos nobres que emigram para a Áustria articulando a contra-revolução. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (burguesa e não democrática). Igualdade perante a lei, direito à propriedade e resistência á opressão. Jornadas de Outubro (mulheres). Medidas da Assembléia Nacional - abolição dos privilégios feudais (fim da servidão e da isenção de impostos). Confisco de bens da igreja. Constituição civil do clero, subordinando o clero ao Estado e surgindo os juramentados e não juramentados. Constituição 1791 – monarquia constitucional. Regime Censitário Jacobino ou Montanha (esquerda), radicais revolucionários. Girondinos (direita) representavam a alta burguesia e queriam limitar o radicalismo revolucionário e garantir liberdade econômica e propriedade privada. Planície ou Pântano – A alta e média burguesia oscilavam entre os dois extremos. Obstáculos – oposição rei, igreja, ameaça externa, porém o exército de imigrados foi contido na batalha de Valmy.

SEGUNDA FASE – jacobina 1792-1794. Fase radical. Domínio da convenção. Luís XVI tenta fugir para Áustria, mas é preso e depois acusado de traição e executado. Coligação contra a França (Inglaterra, Holanda, Áustria, Prússia, Rússia e Espanha). Revolta de Vendéia (inicialmente camponesa contra o alistamento obrigatório, depois foi aproveitada pelo clero e monarquistas para insuflar a Contra-Revolução). Poder concentrado no comitê de salvação pública liderado por Robespierre. Lei açambarcamento (sonegadores de mercadorias). Leí máximo (tabelamento preços). Terror (set. 1793 a julho de 1794) elimina inimigo e depois amigos – indulgentes (Danton), hebertistas (Hebert). Abolição escravidão nas colônias. Novo Calendário. Nova Religião deísmo, vitória militar.

TERCEIRA FASE – golpe Nove Termidor. Governo do Diretório 1795-1799. Leis terror abolidas. Nova constituição, retorno do voto censitário. Oposição - Conjuração dos Iguais com Graco Babeuf, que defendia o fim da propriedade privada e Revolta monarquista, ascensão de Napoleão com vitórias na Itália e Áustria (subjugou os austríacos e firmou a Paz de Campo Fórmio com vantagens territoriais para a França), pois continuava a oposição externa. Napoleão comandou ainda a Campanha do Egito para cortar a rota comercial da Inglaterra com a Índia, mas acabou derrotado. Fase final decadência e corrupção.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário: