PLANO DE AULA AFRICA
Professor: Lucimar Simon
Turma: 3º Ano do Ensino Médio.
Tema central: O tráfico, o comércio e o transporte de negros da África para o Brasil nos séculos XVII, XVIII e XIX.
Incentivação: O tema visa analisar tráfico, comércio e o transporte negreiro no Atlântico, compreendendo os aspectos sociais, econômicos e políticos dos reinos africanos bem como suas posições no tráfico e no comércio corrente junto aos europeus com quem mantinham acordos comerciais e relações diplomáticas, visando obter controle e maiores lucros, sendo na forma de impostos e taxações de comerciantes locais e estrangeiros ou também pelo controle do fornecimento de escravos nas rotas estratégicas do tráfico.
Objetivos específicos:
• Compreender as relações entre europeus e os chefes africanos nas disputas pelo controle e a monopolização do tráfico nos estados africanos.
• Analisar portugueses e africanos, quanto ao desejo de monopolizar o comércio na África, ás rivalidades militares, fragmentação política e a presença de comerciantes particulares nos reinos africanos.
• Analisar as investidas portuguesas que procuraram subordinar os africanos regulamentando a instituição escravista nos Estados africanos.
Conteúdo:
a) As relações comerciais diplomáticas entre a África Central, Ndongo, kongo, Angola e outros reinos africanos.
b) Os comerciantes africanos foram competitivos, e ofereceram uma forte resistência aos europeus, e a outros reinos africanos.
c) Os negros eram retirados de diversas regiões da África como: bantos, sudaneses, angolanos e outros.
Procedimentos didáticos:
A. Projetor de imagens.
B. Quadro, aula expositivo-dialogada.
C. Fragmento textual elaborado a partir de textos dos autores citados na biografia básica.
Fazer uma introdução em média de cinco minutos, sobre como se deu o contato dos portugueses com os reinos africanos no aspecto diplomático-comercial.
Analisar os três tópicos, com uma média de 25 minutos, para esclarecimento da temática.
Usar imagens, no decorrer da aula, visando à explicação dos tópicos apresentados.
Discussão do assunto no contexto abrangente histórico.
Avaliação:
• Debate do assunto, em torno de 15 minutos, em que será constatado o retorno dos alunos sobre a aula. O debate será direcionado a visar a não passividade da África nas diversas relações com as sociedades externas e a investida portuguesa para monopolizar o comércio de escravos. Avaliação diagnóstica.
Bibliografia:
• THORNTON, John. A áfrica e os africanos: na formação do mundo atlântico.
Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.
• Pantoja, Selma. Nzinga Mbandi: Mulher, Guerra e Escravidão: Africanos e
Portugueses no comércio e na escravidão, Editora thesaurus.
• Lovejoy, Paul E. A escravidão na África: Uma história de suas transformações, Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro 2002.
(Lucimar Simon)
Um comentário:
Porfessor que belo plano de aula...tudo bem definido e bem exposto!!!
Pelo plano de aula dar para imaginar a aula...PERFEITO!!
bjinhus...
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