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domingo, 19 de setembro de 2010

Texto: PLANO DE AULA AFRICA

PLANO DE AULA AFRICA

Professor: Lucimar Simon

Turma: 3º Ano do Ensino Médio.


Tema central: O tráfico, o comércio e o transporte de negros da África para o Brasil nos séculos XVII, XVIII e XIX.

Incentivação: O tema visa analisar tráfico, comércio e o transporte negreiro no Atlântico, compreendendo os aspectos sociais, econômicos e políticos dos reinos africanos bem como suas posições no tráfico e no comércio corrente junto aos europeus com quem mantinham acordos comerciais e relações diplomáticas, visando obter controle e maiores lucros, sendo na forma de impostos e taxações de comerciantes locais e estrangeiros ou também pelo controle do fornecimento de escravos nas rotas estratégicas do tráfico.

Objetivos específicos:

• Compreender as relações entre europeus e os chefes africanos nas disputas pelo controle e a monopolização do tráfico nos estados africanos.

• Analisar portugueses e africanos, quanto ao desejo de monopolizar o comércio na África, ás rivalidades militares, fragmentação política e a presença de comerciantes particulares nos reinos africanos.

• Analisar as investidas portuguesas que procuraram subordinar os africanos regulamentando a instituição escravista nos Estados africanos.

Conteúdo:

a) As relações comerciais diplomáticas entre a África Central, Ndongo, kongo, Angola e outros reinos africanos.
b) Os comerciantes africanos foram competitivos, e ofereceram uma forte resistência aos europeus, e a outros reinos africanos.
c) Os negros eram retirados de diversas regiões da África como: bantos, sudaneses, angolanos e outros.

Procedimentos didáticos:

A. Projetor de imagens.

B. Quadro, aula expositivo-dialogada.

C. Fragmento textual elaborado a partir de textos dos autores citados na biografia básica.


 Fazer uma introdução em média de cinco minutos, sobre como se deu o contato dos portugueses com os reinos africanos no aspecto diplomático-comercial.

 Analisar os três tópicos, com uma média de 25 minutos, para esclarecimento da temática.

 Usar imagens, no decorrer da aula, visando à explicação dos tópicos apresentados.

 Discussão do assunto no contexto abrangente histórico.

Avaliação:

• Debate do assunto, em torno de 15 minutos, em que será constatado o retorno dos alunos sobre a aula. O debate será direcionado a visar a não passividade da África nas diversas relações com as sociedades externas e a investida portuguesa para monopolizar o comércio de escravos. Avaliação diagnóstica.

Bibliografia:

• THORNTON, John. A áfrica e os africanos: na formação do mundo atlântico.
Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.
• Pantoja, Selma. Nzinga Mbandi: Mulher, Guerra e Escravidão: Africanos e
Portugueses no comércio e na escravidão, Editora thesaurus.
• Lovejoy, Paul E. A escravidão na África: Uma história de suas transformações, Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro 2002.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

Diana Carla disse...

Porfessor que belo plano de aula...tudo bem definido e bem exposto!!!
Pelo plano de aula dar para imaginar a aula...PERFEITO!!

bjinhus...