Páginas

domingo, 2 de maio de 2010

Texto: RESUMO SOBRE O EVENTO: CONFERENCIA DE ABERTURA (16/11/2009)

RESUMO SOBRE O EVENTO: CONFERENCIA DE ABERTURA (16/11/2009)

O II Congresso Internacional UFES / Université de Paris-Est, cujo tema central é Cidade, Cotidiano e Poder! Após uma bela apresentação do Coral da Ufes teve inicio a apresentação dos componentes da mesa e uma pequena explanação de cada autoridade ali presente embasado numa discussão política, social, cultural e econômica o encontro visa esclarecer os principais problemas e agravantes nas cidades atuais. De fato, a cidade é uma notável fabricação do intelecto das sociedades humanas na sua interação com o meio-ambiente, uma maneira peculiar de o homem tornar familiar o espaço no qual habita, transformando-o, segundo suas necessidades e desejos, num espaço simbolizado, adornado e revestido de cultura. Desse modo, os estudos sobre os problemas urbanos, dentre os quais a rua ocupa uma posição preeminente, cumprem uma tripla função: informativa, lúdica e simbólica.

Apreendida sob esta lógica, a cidade é incessantemente construída e reconstruída pelos grupos sociais em permanente interação, cada qual ao seu modo. A idéia de cidade, uma cidade modelada segundo propósitos, pressupostos, intenções particulares a cada grupo desemboca amiúde em uma ação efetiva sobre o solo citadino visando a torná-lo mais adequado à vida em comunidade mediante a ordenação de um território. Nesse sentido, pretende-se promover um debate acerca das políticas públicas urbanas a partir de uma perspectiva histórica, de modo a perceber como, no passado, as sociedades lidaram com a tarefa de organizar o território citadino.

Em evidencia fica a reflexão sobre as mudanças no espaço e no tempo fica em debate o sentir das emoções, o sentir e o gostar de viver nas cidades. Os cenários os problemas e as possibilidades de mudanças estão claramente exposto. Em tom tanto historicamente, geograficamente, socialmente, politicamente, segue a apresentação do convidado especial da noite o renomado professor da Université de Paris-Est, Fréderic Moret (UPE). Sua fala seguiu relatando como a cidade de Paris consegue com muita dedicação e vontade política melhora e ampliar sua infra-estrutura, caracterizando uma grande evolução do conceito de tratamento de água, sistema de rede e esgoto, saúde, administração e outros problemas ligados diretamente às sociedades urbanas. Seguindo esta lógica, o entendimento resume-se em melhorias nas políticas de administração publica, para com isso uma tentativa de minimizar os agravantes na realidade das nossas cidades.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário: