Páginas

domingo, 14 de março de 2010

Texto: REVOLUÇÃO FRANCESA

REVOLUÇÃO FRANCESA

(Nilo Odelia)

A liberdade como meta coletiva

Neste texto o autor vai discorrer sobre os antecedentes da Revolução Francesa, e suas comparações com outros movimentos ocorridos simultaneamente ou desencadeados ou desencadeadores deste processo que mobilizou varias forças e consagrou a formação dos Estados modernos. O autor vai usar de suas leituras para reafirmar a longa duração dos processos revolucionários e suas reais atribuições na sociedade da época e os dias atuais.

O século XVIII é por diversas razões um século diferenciado. É nele que muitos processos históricos remontam ao final da idade Media e inicio da Idade Moderna e é neste século que suas idéias atingem os ápices. Revoluções como: Revolução Francesa 1789, Revolução Americana 1776, Revolução Industrial, estes acontecimentos se deslancham pelo século XIX e XX e até os dias atuais. São estes processos que culminarão na construção do homem como direitos civis.

Compreender a Revolução Francesa como fundadora dos direitos civis impõe que não nos esqueçamos do século XVII que é conhecido como século do Iluminismo e da Ilustração por ser o século de Voltaire, Montesquieu, Kant e diversos pensadores e outros ícones da História. A consciência histórica que vai se formando não será exclusiva do intelectual, mas também da classe ascendente, a burguesia que percebe sua importância nas transformações sócias-políticas, econômicas e ate mesmo culturais que estão em ascendência.

O homem só pode pensar na felicidade como um projeto de sociedade, isto é, como uma possibilidade para todos os que nela vivem. Isso inclui toda a produção de bens materiais e bem estar social e isso deveria deixar de ser privilégios e torna-se comum a todos os cidadãos. A idéia assim de felicidade concebida representou como ainda representa uma grande conquista humana e ainda hoje se orienta os esforços humanos para uma sociedade mais justa e igualitária.

“O direito“ natural ”não é, contudo uma criação exclusiva do século XVIII, ele surge no século XVII e se fundamenta naquilo que é para esse século a característica central do homem: a razão. Os princípios matemáticos vão ser usados para provar que os direitos naturais nascem com os homens e deve ser considerado como verdadeira fonte do direito e da justiça”.

Liberdade, Igualdade, Fraternidade, são estes os direitos que vão sintetizar a natureza do novo cidadão e essas são as palavras de ordem dos que se amotinaram contra as opressões das quais a séculos padeciam. Mas essa revolução não aconteceu ou surgiu da noite para o dia como bem afirmam diversos autores e Tocqueville vai sintetizar bem essa idéia e vai dizer que a Revolução não foi obra de alguns homens do século XVIII, mas a culminância de um processo histórico.

Tanto a Revolução Americana quanto a Francesa tem seu ápice com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Sendo que a primeira tem caráter universal abarcando todos as sociedades não distinguindo países, etnias ou qualquer outra diferenciação entre seres humanos. As mobilizações vão estar sempre presentes e os representantes de cada Estado vão sempre as suas maneiras pressionar a seu favor isso aquecera os ânimos e Dara a revolução o caráter belicoso que muitos autores mencionam em suas vastas obras sobre essa magnífica Revolução.

Sempre que olharmos para o passado e fizermos algo em compreensão do presente temos que fazê-lo num pensar histórico, pois são nos fatores historicamente construídos que estão os entendimentos de tudo que foi e estar por vir na historia da humanidade, este pensar historicamente é mais que um simples exercício de reflexão, ele é o entendimento do mundo.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário: