Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Texto: REVOLUÇÃO AMERICANA

REVOLUÇÃO AMERICANA

Estados Unidos Liberdade e Cidadania

(Antônio Leandro Karnal)

O autor começa sua abordagem já mencionando as glorias norte americanas nos confrontos bélicos e ideológicos e também vão ser aqui tratados os conceitos de cidadania e liberdade. Sua abordagem inicia-se pelo século XVIII e vai chegar ao XXI. E alguns cuidados são importantes nessa reflexão sobre a cidadania Americana, e o primeiro é que não existe um conceito de cidadania, mas o autor afirma que os clássicos discordariam dessa afirmação em diversos aspectos.

As treze colônias e as suas idéias de liberdade e autonomia foi o berço do que mais tarde na Nova Inglaterra como eram chamadas as colônias dessem inicio ao processo de independência e a sua grande transformação social, política e econômica. Alguns movimentos eclodiram e estes foram aumentando aos poucos seus numero de adeptos e suas características revolucionariam.

A declaração da independência e suas afirmações foram às bases para solenizar e confirmando o processo de independência que já se via bem adiantado. O qual estava fundado na justificativa de violação das liberdades condicionais a sobrevivência das colônias. Como todo conflito separatista e revolucionaria as questões religiosas, direitos divinos, econômicos, sociais, culturais políticos faria parte da permanente disputa e aqui um agravante a questão escravocrata entre Norte e Sul era latente.

A elaboração da constituição veio com um forte caráter revolucionário e caracterizador de direitos universais, mas também não inibia riscos imediatos de golpes e de tirania e diversas exceções, os colonos que lutaram contra a opressão agora eram vitimas de impostos exorbitantes cobrados na colônia e sem qualquer representação dos mesmos nas decisões e deliberações políticas. Logo a cidadania e a liberdade criada com a Independência e a Constituição estavam extremamente limitadas por leis e emendas.

As leis do novo país trás as marcas da desconfiança do Estado e reforça a crença no individuo. Logo todos os mecanismos dispostos nas leis vão contra a defesa do Estado e sua interferência estatal na vida do cidadão. As idéias desencadeadas na Europa pela Revolução Francesa foram utilizadas pelos conservadores para demonstrar que uma democracia de massa não era desejável. A Constituição Americana era muito ampla, e cabia aos estados da federação e ao corpo do legislativo as praticas concretas de votação dos complementos da Constituição Maior.

A idéia de sedução da liberdade dos Eua atrai muita gente e um dos mais famosos foi Alexis de Tocqueville, sua analise das angustias da sociedade americana trouxe a tona uma contestação, “como tratar a liberdade individual em meio ao coletivo” tanto na França, quanto nos Estados Unidos do fim do século XVIII, a questão central da cidadania era garantir a liberdade individual contra a falta de igualdade social caso da França e contra uma potencia externo como o caso dos Estados Unidos. As desigualdades seguiram tanto em como no outro caso.

Assim como afirma o autor o processo de confirmação da democracia foi se dando junto a um amadurecimento e expansão do território e populacional bem com uma expressiva elevação em seu status de potencia mundial que chegara um pouco anos depois. Assim a democracia que garante a cidadania nos Eua torna-se um sistema autoconfirmatorio, o problema nunca esta no sistema em si, mas na incapacidade de alguns de se adaptarem a ele, as falhas não são da estruturação Canônica da Constituição, mas sim do mau uso da liberdade por ela concedida. A proposta é redentora e universal e deve atingir o mundo.

(Lucimar Simon)

7 comentários:

Thiago disse...

Existe alguma relação nesse texto entre a revolução Americana e o iluminismo ?

REPENSANDO A HISTORIA disse...

Thiago, na verdade existem sim. A Revolução Americana também teve suas bases inspiradoras nas questões iluministas e como a própria revolução francesa, são os princípios de igualdade, liberdade e fraternidade os lemas de maior expressão dentro das duas revoluções. E estes lemas são reflexões iluministas, claro que um pouco mais reformados ou adaptados para cada questão, mas o principio básicos são os mesmo. Até porque as duas são frutos do século XVIII, considerado o “século das luzes”.

Como dica pra você faça busca no blog e leia sobre a Revolução Francesa e notara as relações mais próximas, ai você poderá fazer um comparativo melhor. Segue ai o link
http://simonrepensandoahistoria.blogspot.com/2010/03/texto-revolucao-francesa.html

Um abraço e volte sempre...

Marcelo disse...

A Inconfidência Mineira pode ser considerada uma prcursora do movimento que levou á independência do Brasil?

Marcelo disse...

De que maneira o estudo do iluminismo é importante para a compreensão da sociedade atual?

Marcelo Eduardo disse...

De que maneira o estudo do iluminismo é importante para a compreensão da sociedade atual?

Marcelo Eduardo disse...

De que maneira o estudo do iluminismo é importante para a compreensão da sociedade atual?

Marcelo Eduardo disse...

A Inconfidência Mineira pode ser considerada uma prcursora do movimento que levou á independência do Brasil?