Páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Texto: PABLO RUIZ PICASSO

PABLO RUIZ PICASSO

Málaga[1] (25 de Outubro de 1881). Mougins[2] (08 de abril de 1973) foi reconhecidamente um dos mestres da Arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versátil de todo mundo. Tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.

Nasceu em Málaga (Andaluzia) e recebeu o nome completo de Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso, filho de Maria Picasso y López e José Ruiz Blasco.

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães apoiando o ditador Francisco Franco. A pintura foi feita sem uso de cores, em preto e branco algo que demonstrava o sentimento de repúdio do artista ao bombardeio da pequena cidadezinha espanhola. Claramente em estilo cubista, Picasso retrata pessoas, animais e edifícios destruídos pelo intenso bombardeio da força aérea alemã (Luftwaffe), já sob o controle de Hitler, aliado de Francisco Franco. Morando em Paris, o artista fã de Diogo soube dos fatos desumanos e brutais através dos jornais e daí supõe-se tenha saído a inspiração para a retratação monocromática do fato.

(Lucimar Simon)


[1] Málaga é uma cidade da Andaluzia, na Espanha. Capital da província homônima localiza-se na costa sul do país, no Mediterrâneo. A cidade originou-se da uma colônia grega na antiguidade clássica

[2] Mougins é uma comuna francesa na região administrativa da Alpes Marítimos

Nenhum comentário: