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domingo, 16 de setembro de 2012

Texto: AVALIAÇÃO CURRICULAR - SEDU / ES 2008



AVALIAÇÃO CURRICULAR - SEDU / ES 2008

Nota-se que o mesmo é uma reprodução de currículo anteriores.
Com perspectiva evolucionista a partir de uma visão européia e norte-americana.
Tem uma concepção marxista, o que torna o currículo com uma visão idealizadora, puramente em aspectos econômicos.
Possui uma deslocação da América do cenário histórico até o século XV, onde inclui o Brasil e os povos pré-colombianos em um único capítulo á parte.
Faz uma delimitação do próprio conteúdo valorizando sua própria visão.
Estende-se uma temática muito grande e superficial no processo de evolução do homem dentro dos conceitos de Antiguidade, Neolítico, Paleolítico até a Clássica.
Os conteúdos estão deslocados de sua cronologia, onde não são feitas ligações e implicações dos acontecimentos externos e internos com o Brasil.
Visão linear que mostra os conteúdos fragmentados não mostrando as concomitâncias dos acontecimentos.
Falta de articulações entre os temas centrais indispensáveis para entendimento do processo que move uma sociedade: economia, política, social e cultura.
Falta contextualizar, situar o aluno num espaço de tempo, uma vez que seu conteúdo é básico como um plano de aula.
Não elimina a periodização tradicional da história seguindo a mesma lógica de apresentação e divisão de tempo e espaços.
Prega um discurso de verdades absolutas e uma divisão pessimista da sociedade no tempo histórico.
A maioria de suas referencias e bibliografias são de orientações marxistas o que norteia uma única concepção histórica.
Anacronismos e antagonismos freqüentes em seus conteúdos.
Não menciona o Espírito Santo e sua história no seu corpo curricular.

(Lucimar Simon)

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