AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR DO
ESTADO DO ESPÍRITO SANTO 2008
Nota-se que o mesmo é uma reprodução
do currículo de anteriores.
Com perspectiva evolucionista a partir
de uma visão européia e norte-americana.
Têm uma concepção marxista, o que
torna o currículo com uma visão idealizadora, puramente em aspectos econômicos.
Possui uma deslocação da América do
cenário histórico até o século XV, onde inclui o Brasil e os povos pré-colombianos
em um único capítulo á parte.
Faz uma delimitação do próprio
conteúdo valorizando sua própria visão.
Estende-se numa temática muito grande
e superficial no processo de evolução do homem, dentro dos conceitos de
Antiguidade, Neolítico, Paleolítico até a Clássica.
Os conteúdos estão deslocados de sua
cronologia, onde não são feitas ligações e implicações dos acontecimentos
externos e internos com o Brasil.
Visão linear que mostra os conteúdos
fragmentados não mostrando as concomitâncias dos acontecimentos.
Falta de articulações entre os temas
centrais indispensáveis para entendimento do processo que move uma sociedade: economia,
política, social e cultura.
Falta contextualizar, situar o aluno
num espaço de tempo, uma vez que seu conteúdo é básico como um plano de aula.
Não elimina a periodização tradicional
da história seguindo a mesma lógica de apresentação e divisão de tempo e
espaços.
Prega um discurso de verdades
absolutas e uma divisão pessimista da sociedade no tempo histórico.
A maioria de suas referencias e
bibliografias são de orientação marxista o que norteia uma única concepção
histórica.
Anacronismos e antagonismos freqüentes
em seus conteúdos.
Não menciona o Espírito Santo e sua
história no seu corpo curricular.
(Lucimar Simon)
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