Páginas

domingo, 9 de outubro de 2011

Texto: AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICO NO CONTEXTO REPÚBLICA VELHA


AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICO NO CONTEXTO “REPÚBLICA VELHA”


OBRAS AVALIADAS

1. KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze: História do Brasil. 6. ed. São Paulo. Atual, 1993. p 261-300

2. COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2001, p 226-265.

3. VICENTINO, Cláudio, DORIGO, Giampaolo: História para o Ensino Médio: História Geral e do Brasil - São Paulo: Scipione, 2005. p 422-439

4. ARRUDA, José Jobson de A. PILETTI, Nelson. Toda a História: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2001. p 322-334.

5. PETTA, Nicolina Luiza de. OJEDA, Eduardo Aparício Baez: História: Uma Abordagem Integrada. 1ed. São Paulo. Moderna, 1999. p 205-216.



1. KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze: História do Brasil. 6. ed. São Paulo. Atual, 1993. (p 261-300)
Os autores Luiz Koshiba e Denise Manzi Frayze Pereira em sua obra: História do Brasil [1] fazem uma abordagem sistêmica do período denominado República Velha. O capítulo 8 é tratado por: A República Velha – (1889-1930) constitui as páginas 261 a 300, sendo as últimas tratadas por exercícios e reflexões a cerca dos assuntos mencionados no capítulo. Discuti A organização da República Velha e a oligarquia cafeeira, A crise da oligarquia cafeeira, A nova conjuntura internacional. Assim encontra-se distribuído os conteúdos referentes a nossa abordagem (A República Velha – 1889-1930).

Ø  A Organização da República Velha e a Oligarquia Cafeeira
ü  A implantação da República
ü  A Constituição de 1891
ü  A República formal e a realidade social
ü  A Consolidação da República
ü  A República Oligárquica
ü  A política de valorização do café
ü  Rebeliões sem projetos
ü  O Cangaço
ü  A revolta da Chibata

Ø  A Crise da Oligarquia Cafeeira
ü  As repercussões da Primeira Guerra no Brasil
ü  O processo da industrialização
ü  A semana de Artes Moderna (1922)
ü  O Tenentismo
ü  O Movimento Operário no Brasil

Ø  A nova Conjuntura Internacional
ü  A hegemonia norte americana e a crise de 1929
ü  A crise do Liberalismo e da Democracia

Para compor esta obra os autores utilizam diversas fontes teóricas, que são muito consideradas e abordadas na historiografia tradicional. Nomes reconhecidos como, Celso Furtado, Boris Fausto, Caio Prado Junior e muitos outros autores conceituados em História do Brasil e História Geral como Hobsbawm, Braudel, Bloch, Febvre entre outros são citados pelos compositores deste livro de História do Brasil.

A obra mostra e relata bons fundamentos em seus aspectos gerais, porém sabemos da complexidade do assunto uma vez estando em nível de graduação. Mas para parâmetros gerais esta atendendo as expectativas de seu público alvo que são alunos do Ensino Médio.

2. COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2001, (p 226-265).

O autor Gilberto Cotrim, em sua obra História a Consciência do Brasil [2], faz uma abordagem direcionada ao ensino médio visando passar certo conhecimento sobre a República Velha (1889-1930), focando as temáticas principais: Instalação e consolidação da República, A República oligárquica: panorama econômico, As rebeliões na República Velha. Assim, Cotrim opta pela seguinte subdivisão abrangendo os capítulos 14, 15 e 16 respectivamente:

Ø  Instalação e Consolidação da República
ü  O governo provisório da República,
ü  A primeira Constituição da República,
ü  O governo de Deodoro da Fonseca,
ü  O governo de Floriano Peixoto,
ü  O governo de Prudente de Morais,
ü  O governo de Campos Sales.
Ø  A República oligárquica: Panorama Econômico
ü  A república do “café-com-leite”,
ü  A situação econômica do período.

Ø  As rebeliões na República Velha
ü  Revoltas messiânicas,
ü  A Revolta da Vacina (1904),
ü  A Revolta da Chibata (1910),
ü  O Tenentismo,
ü  A Semana de Arte Moderna de 1922.

A compreensão do intervalo aqui por nós destacado para estudo perpassa pelo conhecimento de parte da obra de autores reconhecidos na historiografia, por exemplo, Fernando Novais, Celso Furtado e Caio Prado Júnior, segundo a elaboração do livro por Cotrim. No aspecto geral, a República Velha, conforme apresenta Cotrim, foi um período em que houve a sucessão de grupos políticos. Num primeiro momento, integrantes do Exército fariam a transição do regime monárquico para a República; em seguida houve a retomada da oligarquia ao poder, considerando-se as devidas permanências e rupturas decorrentes. Ainda, como parte da estrutura interna do texto, o autor evidenciou as situações que possibilitaram certa perturbação da “ordem” estabelecida, a exemplo das revoltas da direita descontente, bem como os movimentos de insatisfação tanto no campo quanto na cidade.

A aplicação do conteúdo, visando promover o aprendizado dos alunos de ensino médio, consiste na proposta de resolução de exercícios listados no final de cada capítulo. O autor utiliza textos complementares, de autores diferentes, para possibilitar a diversificação de interpretação. Também permite que os alunos desenvolvam a capacidade de produzir textos ao utilizar, por exemplo, nos enunciados os verbos explique, resuma, comente com relação ao conteúdo. Ainda, com relação à presença de fontes primárias como parte integrante das atividades, Cotrim estimula algumas habilidades dos alunos: observação, investigação, avaliação, análise.            

No que respeita à síntese, é necessário deixar claro o que consistiu basear a primeira Constituição da República no modelo norte-americano por meio de uma comparação, ressaltando assim diferenças e semelhanças. Já com referência à renovação historiográfica, é indispensável que o autor explicite que a Política dos Governadores se constituiu numa hierarquia piramidal, cujo poder emana do topo (nível federal) para a base (nível municipal), ao contrário da impressão passada de que o poder se concentra na base por meio da ação dos coronéis.         

3. VICENTINO, Cláudio, DORIGO, Giampaolo: História para o Ensino Médio: História Geral e do Brasil - São Paulo: Scipione, 2005. (p 422- 439).

Os autores da obra, História para o Ensino Médio: História Geral e do Brasil [3] no período analisado da Republica Velha até a Revolução de 1930.
Divide o período analisado da seguinte forma:

Apogeu da Republica Velha (1889-1914)
ü  Diferentes projetos republicanos
ü  Governo provisório de Deodoro da Fonseca
ü  O governo Constitucional de Deodoro da Fonseca
ü  O governo de Floriano Peixoto
ü  Transição para o poder civil
ü  Apogeu de uma ordem oligárquica
ü  As lutas sociais
ü  Mecanismos políticos do poder oligárquico
ü  Abalos na ordem oligárquica
Declínio da República Velha (1914-1930)
ü  Transições sociais e econômicas
ü  Tenentismo
ü  O Governo de Artur Bernardes (1922-1926)
ü  Revolução de 1930

O período analisado se apresenta em um modelo positivista, apenas narrando os acontecimentos, não propõe nenhuma analise interpretativa, com isso não dialogando com a historiografia contemporânea. Ao analisar o livro que os autores utilizando-se de imagens de forma decorativa, não propõe o uso didático e analítico das imagens de época.  E para dar uma legitimidade utilizam em forma de boxe, fragmentos de livros de historiadores conhecidos.

4. ARRUDA, José Jobson de A. PILETTI, Nelson. Toda a História: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2001. (p 322- 334)

Em uma elaboração textual consistente os autores da obra Toda a História: história geral e do Brasil [4] tentam acampar uma gama muito ampla de assunto, o que deixa um pouco a desejar em sua abordagem, porém com sua aplicabilidade e apoio do professor indicando leituras novas e leituras mais especifica de cada assunto. Para este tema seria interessante literatura da época, onde são tratados os movimentos sociais e outros movimentos articulatórios dentro da política, da economia do Brasil neste contexto marcante que é a transição para este novo regime e sua consolidação nos pilares da democracia brasileira. Os temas pertinentes á República Velha (1889-1930) estão assim divididos:

Ø  A jovem República brasileira: Capítulo 76 (p. 322- 324)
ü  O governo provisório
ü  A constituição de 1891
ü  Sob o signo da espada
ü  No poder o Marechal Floriano

Ø  A República do café-com-leite: Capítulo 77 (p. 325-328)
ü  O poder dos coronéis
ü  Os partidos políticos
ü  As riquezas de um país rural
ü  O café domina a economia
ü  Glória e decadência da borracha
ü  Cacau e suor no sul da Bahia
ü  Atividades industriais

Ø  Movimentos Sociais na Primeira República Capítulo 78 (p. 329-334)
ü  Misticismo e revolta
ü  A Guerra de Canudos
ü  O coronel padre Cícero
ü  A guerra do Contestado
ü  A inquietação urbana
ü  A revolta da vacina
ü  A revolta da chibata
ü  O movimento operário

Este livro apresenta seu conteúdo de forma bem sintética, provavelmente devido ao objetivo de reunir em um único volume os conteúdos mínimos necessários para o ensino médio, abrangendo desde a pré-história a fins do século XX. Conta com boxes que trazem informações diversificadas e ponto de vista de outros historiadores. Os conceitos mais importantes estão discutidos nas notas de rodapé, como se vê na página 325 onde há a definição de oligarquia e coronelismo. Quanto às atividades, estão divididas em dois grupos: um ao fim de cada capítulo – Questões propostas – e outro ao fim de cada unidade – discutindo a unidade.  Conta ainda com textos acadêmicos, notícias de jornais, propostas de debates, atividades interdisciplinares e mapas para auxiliar na localização geográfica.
Para compô-lo, os autores utilizaram uma vasta bibliografia, na qual constam os nomes de Perry Anderson, Edgar Carone, Marilena Chauí, W. Dean, Raymundo Faoro, Boris Fausto, Celso Furtado, Gilberto Freyre, Jacques Heers, Sérgio B. de Holanda, Jacob Gorender, Maria de Lourdes Mônaco Janotti, dentre outros.

5. PETTA, Nicolina Luiza de. OJEDA, Eduardo Aparício Baez: História: Uma Abordagem Integrada. 1ed. São Paulo. Moderna, 1999. (205-216)

Os autores Nicolina Luiza de Petta e Eduardo Aparício Baez Ojeda apresentam em sua obra intitulada História: Uma Abordagem Integrada [5] o período que trata da República Velha, que aparece no capítulo 28, na unidade três, entre as páginas 205 até 216, sendo que as últimas são compostas por exercícios e textos complementares.
O livro faz uma abordagem sobre a consolidação da República Velha, a influência da oligarquia cafeeira e os movimentos contestadores. Desta forma, o conteúdo deste assunto é distribuído conforme listado abaixo:

Ø  A Consolidação da República
ü  A República da Espada: Os militares no poder
ü  O governo provisório de Deodoro da Fonseca (1889-1891)
ü  O Encilhamento
ü  A Constituição de 1891
ü  O Governo Constitucional de Deodoro da Fonseca (1891)
ü  Governo Floriano Peixoto (1891-1894)

Ø  Influência da Oligarquia Cafeeira
ü  A República das oligarquias
ü  As Questões Rurais
ü  A Revolta de Canudos (1895-1897)
ü  O contestado (1912-1916)
ü  O Cangaço
ü  As Questões Urbanas
ü  A Revolta da Chibata
ü  A Revolta da Vacina
ü  O Movimento operário
ü  O Tenentismo
ü  A Semana de Arte Moderna de 1922

Para realizar esta obra, os autores se basearam num grande número de fontes, dentre as quais estão incluídos grandes autores de renome nacional e internacional, como José Bonifácio, Boris Fausto, Sérgio Buarque de Holanda, Eric Hobsbawm, Edward Thompson, Leon Trotsky e vários.
O livro apresenta o assunto de forma equilibrada dando a cada ponto específico sua devida atenção, e faz o uso bastante coerente de gravuras e mapas, além de seguir uma seqüência de apresentação respeitando a seqüência histórica. Mostra ainda uma linguagem de acordo com seu público alvo, que são os alunos de Ensino Médio.

Conclusão Geral:

A linha de reflexão dos autores está tateando, a mesma universalidade, abordando sempre os mesmos temas em linhas gerais, no entanto uma abordagem tradicional não escapa a nenhuma das obras sendo como códigos positivistas e a simples narração dos fatos na maioria dos assuntos.
As obras são bem representadas em sua bibliografia básica todas citam grandes nomes da historiografia para reforçar seu conteúdo e isso deixa claro uma intenção, de se fazer educação através dos estudos históricos.


[1] KOSHIBA, Luiz, PEREIRA, Denise Manzi Frayze: História do Brasil. 6ed. São Paulo. Atual, 1993.
[2] COTRIM, Gilberto. História e Consciência do Brasil. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
[3] VICENTINO, Cláudio, DORIGO, Giampaolo: História para o Ensino Médio: História Geral e do Brasil - São Paulo: Scipione, 2005.
[4] ARRUDA, José Jobson de A. PILETTI, Nelson. Toda a História: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2001.

[5] PETTA, Nicolina Luiza de. OJEDA, Eduardo Aparício Baez: História: Uma Abordagem Integrada. 1ed. São Paulo. Moderna, 1999.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário: