Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Texto: PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS E SUAS INFLUENCIAS

PROCESSOS REVOLUCIONÁRIOS E SUAS INFLUENCIAS

REVOLUÇÕES DE 1830

Ideologias – Liberalismo – Radicalismo – Conservadorismo – Nacionalismo
França – restauração monárquica conservadora – Luís XVIII (1814-1824) apoiou-se na burguesia e Carlos X (1824-1830) - tentou o retorno absolutismo e dos privilégios dos nobres e clero e aumento de impostos. Lutas políticas dos ultra-realistas contra os bonapartistas e os jacobinos que queriam a manutenção da República. Contra estes, instala-se perseguição desenfreada, o Terror Branco.

ORDENAÇÕES DE JULHO 1830

Carlos X, determina a dissolução da Câmara, modificação das leis eleitorais e censura à imprensa, houve revolta popular e acabou derrubado – Luís Felipe novo rei casa Orleans – predomínio da burguesia, que teve privilégios. Voto censitário beneficiava apenas 240 mil pessoas. Governo liberal, busca do colonialismo como saída para a crise. Situação dos trabalhadores continua difícil, mas suas ações são reprimidas. Revolta liberal refletiu em outros países, marcando o fim do reacionarismo do Congresso de Viena. Bélgica – obteve independência da Holanda em 1830 e fracasso nos demais países – Itália, Alemanha, Polônia.

REVOLUÇÕES DE 1848

Surge o socialismo como nova força política. França - insatisfação popular por más colheitas e crise na indústria. O Partido socialista defende reformas em reuniões proibidas, simuladas como banquetes. Em 22.02.1848 inicia-se revolta com operariado, pequena burguesia e estudantes e depois apoio da Guarda Nacional. Em 24/02 Luís Felipe renuncia. É proclamada a república com governo provisório - voto universal, oficinas nacionais (proposta socialista). Segunda República 1848-1852. Eleição feita logo ocorre à vitória dos moderados com apoio dos proprietários rurais. Revoltas populares controladas. Oficinas nacionais extintas. Eleito presidente Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão. Nesta fase as duas principais forças em confronto são os liberais burgueses e os socialistas, com vitória dos primeiros. Segundo Império 1852 a 1870. O Golpe 18 Brumário de Luís Bonaparte, intitulado Napoleão III- concentração de poderes e expansão econômica e colonial, estabelecendo protetorado na Indochina. Apoiou os italianos Pela unificação contra a Áustria. Guerra Criméia contra russos, ao lado da Inglaterra e Turquia. 1854-1856 – impedir avanço destes nos Bálcãs. Intervenção no México entre 1862 e 1867, tentou fundar um império naquele país, mas fracassou.

Guerra contra Prússia 1870 impedir unificação Alemanha. Prússia venceu império termina e inicia-se III república. França pelo Tratado de Frankfurt cede a Alsácia e a Lorena, regiões ricas em minério. Dali originou-se o revanchismo francês contra a Alemanha, uma das causas da 1ª Guerra Mundial.
Comuna Paris 1871 – Primeira tentativa de formação de um governo popular.
Grupo de socialistas em Paris não aceita a República. Deficiências na organização e dissidências internas facilitaram seu desmantelamento. Em maio de 1871 a revolta é dominada com 20 mil mortos e 15 mil prisioneiros.
Caso Dreyfus destaque fim século demonstrando a hostilidade aos judeus.

ITÁLIA - Início da luta pela unificação com sociedades secretas como os carbonários e o grupo Jovem Itália (Mazzini). Os camisas vermelhas, Garibaldi, o Risorgimento e Conde Cavour. Na Sicília e Nápoles, o rei Fernando II, Bourboun é obrigado a outorgar nova Constituição. Na Veneza e Lombardia , tentativas de libertação do domínio austríaco fracassam. Os Estados do Papa se autoproclamam repúblicas romanas.
ÁUSTRIA – Movimentos nacionalistas de libertação na Hungria e Iugoslávia são controlados.
ALEMANHA - criado o Zollverein liga aduaneira e revolta em maio de 1848 controlada pelos austríacos.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário: