Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

Texto: INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA

Fatores que contribuíram – Independência EUA em 1776, Revolução Industrial Inglaterra, Iluminismo, Revolução Francesa, expansão napoleônica e insatisfação dos criollos com chapetones e Espanha. Desejo de romper monopólio colonial e acesso a cargos administrativos. Fator decisivo: desarticulação da monarquia espanhola com a ocupação francesa e a imposição de José Bonaparte como rei de Espanha levou as colônias a criar Juntas Provisórias, precursoras de sua independência. No Brasil, a invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão, levou à transmigração da Família Real Portuguesa, o que mudou o status do Brasil de colônia para Reino Unido e acelerou a independência.

Porém os processos de independência, embora ocorridos na mesma época, foram substancialmente diferentes. Na América Espanhola já havia uma subdivisão anterior de vice reinos e capitanias gerais, e apesar da tentativa de Simon Bolívar de criar uma unidade continental, prevaleceram os interesses das elites crioulas locais que conduziram a luta de independência. No Brasil o processo representou um acerto entre a família Bragança, tendo o trono ficado com o filho de D. João VI o que contribuiu para manter a unidade territorial.

1. Fase movimentos precursores – Tupac Amaru 1780 no Peru- revolta armada com morte de 80.000 e escravos no Haiti em 1793
2. A fase das rebeliões fracassadas – 1810-1816 desarticulação monarquia espanhola com invasão napoleônica. Organização das juntas locais com crioulos, maçonaria e universidades.
3. Fase rebeliões vitoriosas – 1817-1824. Liderada por Simon Bolívar, José de San Martin e Bernardo O’higgins. Estimulada pelos EUA doutrina monroe e Inglaterra por interesses econõmicos. Revolta liberal ocorrida na Espanha em 1825 ajudou os rebeldes ao dificultar o envio de tropas recolonizadoras para a América. 1824 última batalha em Ayacucho no Peru com vitória gal Sucre, comandado de Bolívar . Em 1825 somente Cuba, S.domingos e Porto Rico continuavam como colônias. Simon Bolívar ideal de uma américa unificada e modelo repúblicano . San Martin defendia monarquia constitucional. Em 1826 Congresso do Panamá convocado por bolívar fracassou na unificação motivos principais – oposição de EUA e Inglaterra pois não desejavam o surgimento de países fortes na região e interesses dos grupos oligárquicos locais fortalecidos pela participação na guerra. Predominou no final fragmentação, oligarquia, marginalização. Processo no final manteve predomínio das elites e a subordinação econômica às potências internacionais. Ante a ausência de leis e autoridades, emergiram os caudilhos, chefes políticos locais, que por meio de exércitos particulares, impunham sua autoridade pessoal em uma determinada região.

PARAGUAI – Independência proclamada em 1813. Sem oposição devido o isolamento região. Líder crioulo José Gaspar Francia, primeiro presidente. Conflito com latifundiários descentralizadores levou ao confisco de terras transformadas em haciendas do Estado. Sucessores Carlos Antonio Lopes e seu filho Francisco Solano Lopes levaram o país a desenvolver-se despertando hostilidade de Brasil e Argentina que formaram com Uruguai a tríplice aliança contra o Paraguai em guerra (1865-1870) que devastou o país.

MÉXICO- revolta de camponeses. Somente no México houve uma proposta de transformação social que traduzia as aspirações de índios e mestiços – 1821 independências com Hidalgo, Morelos, Guerrero e Gal iturbide (enviado pela Espanha, mas que acabou fazendo acordo pela independência, o Plano Iguala – independência, igualdade entre crioulos e espanhóis, coroa oferecida a Fernando VII da Espanha, mas assumida esta monarquia pouco durou 1824, república federativa, 1846 – 1848 perdas de territórios para EUA. 1861 intervenções francesas. 1876 a 1910 Porfiriato – governo de Porfírio Diaz, estabilidade com concentração de renda. modernização da infra-estrutura e concentração fundiária que levou à revolta camponesa. Revolução Mexicana, movimento inicia-se em 1911 com liberais liderados por Francisco Madero e depois se radicaliza com Emiliano Zapata e Pancho Villa. No final, domínio do Partido Revolucionário Institucional, liberais com reforma agrária – PRI até 2.000 com vitória de Vincent Fox.

HAITI – Primeira e única revolta de escravos a vencer a luta contra seus opressores na história da humanidade. 1793 luta de Toissant Louverture por influência revolução francesa e fim escravidão. 1802 – Napoleão restabelece escravidão, mas luta continua em 1804 com Dessalines. Segundo país a oficializar sua independência Prevalece elite mulata, mas conflitos internos inviabilizaram país que regrediu quase para economia de subsistência.

"Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres". "Todo homem, qualquer que seja a sua cor, poderá ser admitido em qualquer emprego”. Artigos 3 e 4 da Constituição do Hairi , assinada por Toussaint Louverture).

CUBA - 1898 – Guerra de independência – Emenda platt – direito dos EUA de intervir e criação da base de Guantãnamo. Processo de Independência foi apenas no plano político. Acabou com o pacto colonial, mas autonomia política não eliminou a dependência econômica que continuou de modo acentuado. No plano social a situação nada mudou Os EUA foi o único exemplo nas Américas de país que conseguiu a independência política e a emancipação econômica.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

Diana Carla disse...

A verdade é que quando chego aqui me encanto cada vez mais com esse mundo e com tudo que nos envolvem.

Parabens Lu pelas postagens, é sempre um incentivo para que deseja pesquisar e para amadores como eu se deliciar com cada palavra.

bjinhus...