Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2011

Texto: A POSIÇÃO DOS EUA NA PRIMEIRA E NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A POSIÇÃO DOS EUA NA PRIMEIRA E NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Na primeira guerra

Os EUA não tiveram uma participação efetiva na I Guerra Mundial (1914-1918). Isolados, desde 1871 já possuíam todos os estados incorporados à União. Em meados de 1898, a guerra contra a Espanha permitiu-lhes anexar num movimento imperialista Porto-Rico, as Filipinas a Ilha Guam e depois as ilhas do Havaí. Em 1901, impuseram sua tutela a Cuba e, em 1903, adquiriram a zona do Canal do Panamá. Em 1917, entraram em guerra contra a Alemanha, e sua participação contribuiu para vitória dos aliados. Assim, mesmo não participando ativamente do conflito, não se pode deixar de destacar o papel do presidente Woodrow Wilson, que em 1919 propôs “14 pontos para a paz mundial”, esperando com eles um acordo de paz baseado nos ideais liberais da democracia norte-americana. Dentre esses pontos estava a formação de uma Liga das Nações, um parlamento internacional para solucionar futuras disputas.

Na segunda guerra

Após a I Guerra Mundial os EUA retomaram sua política isolacionista e recusaram-se a assinar o tratado de Versalhes. Na década de 1920os EUA estavam embriagados pelo elixir da prosperidade. De maior devedor dos 25 planetas, antes da guerra, tornaram-se o maior credor. A família média americana vivia, comia e vestia-se melhor e usufruía mais da sociedade de consumo do qualquer família média de outra parte do mundo. A crise de 1929, graças especialmente à superprodução e a especulação teve profundas repercussões. Roosevelt tornou-se presidente em 1933 e adotou uma série de medidas (New Deal) que levaram à reativação da vida econômica. No que se referem a II Guerra Mundial, os EUA a princípio neutros, entraram no conflito ao lado dos Aliados, depois da agressão japonesa à Pearl Harbor, no Havaí (07 de dezembro de 1941). Envolvidos com o teatro de guerra em terra, água e ar, sobretudo na Europa, participaram com os aliados de 3 encontros durante o conflito: o de Teerã entre novembro/dezembro de 1943. Yalta em fevereiro de 1945 e finalmente, Postdam entre julho e agosto de 1945, este último, período de preparação e uso de bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, consistindo em um dos maiores ataques a uma população civil já ocorrido na história. Assim, a participação americana na II Guerra Mundial (1939-1945) se, por um lado, determinou a derrota dos regimes totalitários, por outro, fez surgir a radicalização de uma luta pela hegemonia global por mais 55 anos a partir de duas tendências que iriam se digladiar na Guerra Fria: a liberal democracia capitalista EUA) e o comunismo de estado (URSS).

Conceitos e palavras-chave: Imperialismo, guerra, superprodução, isolacionismo, liberalismo, capitalismo, totalitarismo, matérias-primas, crise, holocausto, colonialismo, belicismo.

(Lucimar Simon)

Nenhum comentário: