Páginas

domingo, 26 de dezembro de 2010

Texto: A PSIQUE DO MAIS

A PSIQUE DO MAIS

O comportamento de um organismo é em função de variáveis ambientais presentes no momento em que ele responde e de sua história de condicionamento. Muitos dos nossos comportamentos são apenas intermitentemente reforçados, ou seja, um comportamento não precisa ser reforçado todas as vezes que ocorre para continuar sendo emitido. O conceito de esquema de reforçamento diz respeito, a que critérios uma resposta ou conjunto de respostas deve atingir para que ocorra o reforçamento. No dia-a-dia nem todos os comportamentos que emitimos são reforçados.

Falamos, nestes casos, sobre esquemas de reforçamento intermitente; sua característica definidora é o fato de que nem todas as respostas são seguidas de reforço, ou, apenas algumas respostas são seguidas de reforço. É como se, por exemplo, fossemos pregar um prego em uma madeira, é necessário emitir certo número de marteladas. Nesse caso, com apenas uma martelada, o reforçador (isto é, prego pregado na madeira) não será apresentado, havendo a necessidade da emissão de um número variável de respostas para que o reforçador fique disponível.

Existem quatro tipos principais de esquemas intermitentes: razão fixa, razão variável, intervalo fixo e intervalo variável. Utilizaremos então, esquemas intermitentes de razão fixa e intervalo fixo. Os esquemas de razão se caracterizam por exigirem um certo número de respostas para a apresentação de cada reforçador. No esquema de razão fixa, o número de respostas exigido para a apresentação de cada reforçador é sempre o mesmo, ou seja, o organismo deve emitir um número fixo de respostas para ter seu comportamento reforçado.

Nos esquemas de intervalo, o número de respostas não é relevante, bastando apenas uma resposta para a obtenção do reforçador. O tempo decorrido desde o último reforçador é o principal determinante de uma nova resposta ser ou não ser reforçada. No esquema de intervalo fixo, o requisito para que uma resposta seja reforçada é o tempo decorrido desde o último reforçamento. O período entre o último reforçador e a disponibilidade do próximo reforçador é sempre o mesmo para todos os reforçamentos.

(Lucimar Simon)

Um comentário:

Diana Carla disse...

Fazia um tepinho que não passeava por aqui!!!

bjinhus...